29.9.09

Pobreza atinge um quarto da população

Ana Peixoto Fernandes, in Jornal de Notícias

Núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza alerta para o estado de carência em que se encontra um quarto da população do distrito que apresenta baixos índices de produtividade e rendimento. A situação será apresentada nas escolas locais.

Um quarto da população do distrito de Viana do Castelo vive em situação de pobreza ou em vias de ser atingida por esse fenómeno. Este é, pelo menos, o diagnóstico que o núcleo distrital da Rede Europeia Anti Pobreza / Portugal (Reapn) arrisca fazer, numa altura em que desenvolve na região "uma investigação económica e social". Como um dos principais factores propiciadores desta realidade, a estrutura aponta os níveis de baixa produtividade e os consequentes escassos rendimentos que auferem os habitantes do território também designado Minho-Lima.

"Corro sempre o risco de haver uma certa especulação mas diria que neste momento à volta de 20 por cento, ou talvez um bocadinho mais, da população do distrito de Viana do castelo vive numa situação de pobreza ou no limiar da pobreza", revelou ao Jornal de Notícias o responsável do núcleo distrital da Reapn, Hélder Pena, acrescentando que estes "são números preocupantes e que têm de ser vistos atentamente". "Não é de ânimo leve que se encara praticamente um quarto da população a viver na pobreza ou em risco dela", comentou, sublinhando: "Uma parte da investigação económica e social realizada pelo núcleo aponta o distrito de Viana do Castelo e o Norte de Portugal como uma das zonas mais pobres da União Europeia, do 27 países".

Hélder Pena alerta para a necessidade de responsáveis políticos e população em geral atentarem para a realidade da região. "Tanto em termos de produtividade como de rendimento o distrito de Viana ou o Minho-Lima, apresenta sinais relativamente preocupantes que devem merecer a atenção de toda a gente", frisa, enumerando "a desqualificação do trabalho" e "a gestão empresarial fraca" como principais factores que estarão na origem da referida improdutividade.

Estes e outros indicadores serão apresentados durante um encontro com escolas secundárias da região, que se irá realizar no próximo dia 9 de Outubro no auditório do museu municipal de Viana do Castelo, sob a organização do núcleo distrital da Reapn.

A iniciativa contará com a presença do professor catedrático José Pereirinha, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). "Os tempos que se aproximam vão ser difíceis e são os jovens que vão estar directamente implicados no aumento ou na possível diminuição dos níveis do pobreza, por isso é bom que eles se concentrem nesta matéria", conclui Hélder Pena.