in Diário de Notícias
A Linha Saúde 24 foi reforçada e os 400 enfermeiros, actualmente a atender cerca de 4500 chamadas diárias, têm capacidade para dar resposta a 15 mil atendimentos por dia, disse à agência Lusa o coordenador do serviço.
De acordo com Sérgio Gomes, das actuais 4500 chamadas diárias 1000 são encaminhadas para o atendimento específico da gripe A.
A linha, indica o responsável, tem agora uma eficácia de cerca de 90 por cento, o que significa que, de todas as chamadas feitas para o serviço, perto de dez por cento não chegam a ser atendidas.
De acordo com o contrato firmado com a empresa que gere a linha, só com uma taxa de incumprimento superior a 15 por cento é que existem penalizações.
O serviço já esteve várias vezes em incumprimento, que se acentuou desde que foi decretada a pandemia de gripe A.
Logo no primeiro semestre da sua actividade, em 2007, a empresa que gere a Linha Saúde 24 sofreu penalizações no valor de 250 mil euros. Em relação ao segundo semestre, as penalizações foram de 140 mil euros, adiantou Sérgio Gomes.
O terceiro trimestre também registou incumprimento, mas o valor definitivo das penalizações ainda não foi apurado, acrescentou.
No final de Agosto, o director-geral da Saúde reconheceu que a Linha Saúde 24 apresentava uma taxa de eficácia inferior ao desejável desde Julho.
A falta de pessoal foi o principal argumento para as dificuldades, tendo sido feito um recrutamento de enfermeiros no mês de Agosto.
Sérgio Gomes explicou que desse recrutamento resultou um reforço do pessoal, existindo agora cerca de 400 enfermeiros que poderão atender até 15 mil chamadas diárias.
O objectivo a curto prazo passa por aumentar a equipa para 600 enfermeiros, que dêem resposta a 20 mil chamadas diárias, trabalho que, segundo Sérgio Gomes, está a ser feito.
A longo prazo, a equipa está ainda a equacionar a hipótese de, durante o pico de novos casos de gripe, se atingir uma dimensão de 30 mil chamadas diárias, para as quais serão necessários entre a 800 a 900 enfermeiros.