1.10.09

Câmara vai gastar três milhões de euros em habitação social

Verónica Pereira, in Jornal de Notícias

Dentro de um ano, 70 famílias carenciadas do concelho de Matosinhos vão ter novas habitações.O presidente da Câmara, Guilherme Pinto, lançou, ontem, quarta-feira, a primeira pedra para a construção do conjunto de 11 fogos habitacionais do complexo do Estádio do Mar III, um dos quatro pólos divididos por diferentes locais do concelho.

O autarca salientou que a aposta da Câmara, um investimento total de 3,1 milhões de euros, passa por construções "contidas", pois "o modelo tradicional de grandes conjuntos habitacionais de carácter social já não se usa", por ser " um indutor de problemas". Além disso, Guilherme Pinto defendeu que esta é uma forma de não "desenraizar as pessoas da sua freguesia", uma vez que as famílias são alojadas perto do local onde residiam.

A recuperação dos imóveis arrendados, através do programa Recria, é outro dos objectivos da Autarquia. "Os mais de 200 processos em curso estão a devolver ao casco urbano casas que estavam em degradação", afirmou Guilherme Pinto.

Com a legislação em vigor nesta área, a Autarquia vai tentar reabilitar 10 mil fogos habitacionais devolutos, fazendo com que "possam ser postos, de novo, no mercado do arrendamento".

Guilherme Pinto frisou que o regime de apoio ao arrendamento tem sido uma das apostas da Câmara."Nos últimos quatro anos, já resolvemos problemas de habitação a mais de mil famílias", rematou o autarca.