5.10.09

Morre uma criança na Índia a cada 15 segundos

in Jornal Público

Quase dois milhões de crianças com idades abaixo dos cinco anos morrem todos os anos na Índia: morre uma criança a cada 15 segundos, é o número mais negro da mortalidade infantil, em qualquer parte do mundo, adianta o jornal britânico The Guardian, citando um relatório da organização não-governamental (ONG) Save the Children que deve ser divulgado hoje.

O país fica em 171.º lugar numa lista de 175 países coligida pela Organização Mundial de Saúde no que toca aos gastos na saúde pública. Os mais pobres são desproporcionalmente afectados por esta mortalidade e a ONG acusa o Estado indiano de não garantir os cuidados básicos de saúde à grande maioria dos seus cidadãos. Mais de metade das crianças que morrem todos os anos na Índia morrem no primeiro mês após o nascimento e 400 mil no primeiro dia de vida.

No entanto, de acordo com previsões do Banco Mundial, a economia indiana será a que mais irá crescer no próximo ano.

Malnutrição (da criança e das mães), diarreias e pneumonia são as principais causas de morte. Nos estados rurais pobres, a situação é dramática, mas mesmo na capital, Nova Deli, onde 20 por cento da população vive em bairros de lata, a mortalidade infantil duplicou no último ano, diz a Save the Children.