in Jornal de Notícias
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje, terça-feira, que a subida do desemprego em Portugal acompanha "a subida do desemprego na Europa" e que o Governo olha para "alguns sinais positivos" de "inversão dessa tendência".
"Nós já tivemos esse sinal em abril, julgo que isso não foi ainda considerado, por qualquer razão de metodologia estatística, pelo Eurostat. As indicações que temos de Maio são também positivas", disse, numa reacção ao aumento do desemprego da população activa para 10,8 por cento, revelado hoje pelo gabinete de estatísticas da União Europeia.
"Conto, portanto, que neste Verão isso constitua uma alteração no desemprego registado, uma inflexão num movimento de ascensão e que comece finalmente a ceder", acrescentou o primeiro ministro, em declarações aos jornalistas, à chegada a Marraquexe, para a XI Cimeira Portugal-Marrocos, que se realiza na quarta feira.
O verão é sazonalmente uma estação favorável ao aumento do emprego, mas não foi este o argumento que José Sócrates usou para sustentar as suas expetativas.
"A verdade - explicou - é que só o crescimento económico fará reduzir o desemprego. O crescimento económico no primeiro trimestre foi já uma indicação de que o desemprego possa declinar nos meses de verão em Portugal e tenho fundada convicção de que isso pode acontecer", afirmou.