23.6.23

Desemprego registado cai pelo quarto mês consecutivo

    Catarina Almeida Pereira catarinapereira@negocios.ptin Jornal de Negócios


No final de maio estavam registados nos centros de emprego 285,9 mil pessoas, numa quebra de 4% em termos homólogos. No entanto, as novas inscrições feitas ao longo do mês subiram

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou em maio pelo quarto mês consecutivo.

No final de maio estavam inscritos 285,9 mil pessoas, num recuo de 3,2% face ao mês anterior e de 3,6% face a período homólogo.
a comparação homóloga, a quebra foi mais pronunciada em regiões como a Madeira (-28%), os Açores (-13%) e o Algarve (-13%). No Alentejo e no centro o desemprego registado subiu ligeiramente.

Contudo, ao longo do mês de maio inscreveram-se nos centros de emprego 42,5 mil desempregados, o que representa um aumento de 14,6% em termos homólogos e de 14,2% em cadeia.

O desemprego só não subirá se o mercado de trabalho for capaz de absorver estes novos desempregados a um ritmo superior.

Embora as 12.760 ofertas de emprego tenham caído em termos homólogos (-16%), subiram bastante face ao mês anterior (45%).

As colocações feitas diretamente pelos centros de emprego também recuaram face a igual período de 2022 (9,2%), mas subiram face ao mês de março (10%).

Notícia atualizada com mais informação às 12:07