15.6.23

Preços dos alimentos caíram menos do que o corte realizado no IVA

 Sérgio Aníbal, in Público



Isenção do IVA contribuiu decisivamente para a descida da inflação em Maio. Mas, ainda assim, o preço base sem IVA dos bens alimentares visados pela medida do Governo registou uma subida de 0,7%

A descida da taxa de inflação em Portugal durante o passado mês de Maio teve, na isenção do IVA aplicada a um conjunto de 46 alimentos considerados essenciais, uma grande parte da sua explicação, mas a descida de preços registada foi ainda assim menor do que aquela que resultaria da simples eliminação do imposto, revelando que continuam a fazer-se sentir pressões inflacionistas em diversos produtos alimentares.


A conclusão pode ser retirada da informação disponibilizada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com a publicação dos dados definitivos da inflação referentes ao mês de Maio. A autoridade estatística contribui, para a análise dos efeitos da decisão do Governo de eliminar temporariamente o IVA num conjunto de alimentos - tomada no final de Abril e com os primeiros efeitos estatísticos a sentirem-se na inflação de Maio -, com duas informações.

[Artigo exclusivo para assinantes]