23.6.23

Consumo de tabaco continua a aumentar entre os portugueses. Uso de sedativos desce

Natália Faria, in Público

Inquérito aos hábitos de consumo revela que a prevalência do consumo de tabaco aumentou de 48,8% para 51%, entre 2017 e 2022. Tabaco aquecido e cigarros electrónicos ajudam a explicar aumento.

Apesar de todas as restrições impostas nos últimos anos, o consumo de tabaco tem vindo a aumentar entre os portugueses, segundo o Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Activas na População Geral (INPG), que é divulgado esta sexta-feira. Entre 2017 e 2022, a prevalência do consumo de tabaco aumentou de 48,8% para 51%, segundo o estudo que envolveu uma amostra de 12 mil pessoas, representativa da população.

“Mesmo com as alterações legislativas que se têm verificado nos últimos anos, a prevalência do consumo de tabaco tem vindo a aumentar paulatinamente”, começa por constatar Casimiro Balsa, coordenador do inquérito feito por uma equipa de investigação do CICS.Nova – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, por iniciativa do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

[Artigo exclusivo para assinantes]