Fátima Mariano, in Jornal de Notícias
Piménio Ferreira prossegue os estudos em Engenharia Física graças ao apoio financeiro da Junta da Ericeira
Foi com os livros aos quadradinhos e com as histórias do Professor Pardal que Piménio Teles Ferreira, um jovem de 20 anos, de etnia cigana, natural da Ericeira, concelho de Mafra, despertou para o mundo mágico das ciências puras. Cresceu a ver a personagem do mundo Walt Disney a inventar engenhocas, muitas delas "completamente estrambólicas e desastrosas", mas que despertaram nele a vontade de também experimentar e saber mais sobre o mundo.
Tal como o Professor Pardal, também Piménio Ferreira sempre foi muito 'engenhocas'. "Às vezes, entretinha-me a mexer nos aparelhos eléctricos lá de casa, mas as coisas nem sempre corriam bem. Quase sempre acabavam por se estragar", confessa este estudante de Engenharia Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, prestes a iniciar o terceiro ano da licenciatura.
Piménio está a dois anos de realizar o seu sonho de se formar numa área que lhe permitirá trabalhar em projectos de fusão nuclear "que tenham aplicações práticas na comunidade", explica, mas até há bem pouco tempo o seu sonho esteve prestes a desmoronar-se, não fosse o apoio da Junta de Freguesia da Ericeira.
A família nunca viveu muito desafogada em termos financeiros mas, no ano passado, na sequência de uma acção da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), as dificuldades agravaram-se. Os pais ficaram com a carrinha que utilizavam na venda ambulante confiscada. Entretanto, a mãe adoeceu gravemente e o irmão, mais velho, abandonou os estudos.
Piménio, esse, apesar dos problemas financeiros da família e de ter estado envolvido em crimes ligados à contrafacção, manteve a vontade férrea em continuar os estudos e foi bater à porta de Joaquim Casado, presidente da Junta de Freguesia da Ericeira (PSD).
"Nós já ajudávamos a família do Piménio ao nível da alimentação. Fomos nós, Junta de Freguesia, quem lhe oferecemos o primeiro computador que teve em casa", conta o autarca.
Através dos projectos Prá-Lata e Ferrujos, em curso há cerca de quatro anos, a Junta de Freguesia consegue obter verbas suficientes para pagar as propinas ao Piménio, as fotocópias, os livros e "tudo o que seja necessário para que este nosso primeiro bolseiro leve o seu curso a bom termo", adianta Joaquim Casado.
O Prá-Lata consiste na recolha e reciclagem de latas de refrigerantes, existindo 18 ecopontos na rua e 39 em restaurantes. O Ferrujos prende-se com a recolha e reutilização ou reciclagem de metais ferrujosos e electrodomésticos. "Costumo dizer que reciclamos as latas, mas também o Piménio", sublinha o autarca. "Ser útil à felicidade dos outros é o nosso lema", acrescenta.
Joaquim Casado quer que Piménio seja visto como um exemplo a seguir por outros jovens. "Ele é oriundo de uma família cigana, uma etnia muitas vezes repudiada no nosso país, que sobressaiu pela sua vontade de querer estudar. Queremos ajudar os outros Piménios da Ericeira", acrescenta o presidente da Junta de Freguesia.
Esse é um trabalho que o futuro engenheiro físico tem estado a desenvolver este Verão. Junto do grupo de amigos e da comunidade onde vive e trabalha tenta resgatar outros jovens de uma vida dura que queiram estudar, mas não tem sido tarefa fácil. "Muitas pessoas que vivem com dificuldades acabam por acomodar-se à situação e não lutam para melhorar a vida", explica Piménio Ferreira.
Não foi o seu caso. Nunca desistiu do seu sonho, apesar de ter estado à beira de abandonar o curso, devido às dificuldades financeiras. "Até que vi a luz ao fundo do túnel", sublinha.
Ricardo Quaresma, futebolista internacional
Produto das escolas do Sporting, é actualmente, com a camisola do Futebol Clube do Porto e da selecção nacional, um dos futebolistas portugueses mais famosos, não só a nível nacional, como também um dos mais desejados pelos grandes clubes europeus.
Carlos Miguel, autarca em Torres Vedras
O actual presidente da Câmara de Torres Vedras é mais um exemplo de um membro da comunidade cigana que sobressaiu. Carlos Miguel, advogado de profissão, foi eleito em 2005, pelo PS, com maioria absoluta. Enquanto autarca, tem desenvolvido projectos de apoio à comunidade cigana.