25.1.10

Combate à exclusão é prioridade da câmara de Ponte da Barca

in Correio do Minho

O município de Ponte da Barca vai investir meio milhão de euros na inclusão social dos seus munícipes.

O investimento insere-se no novo projecto levado a cabo pela autarquia, o ‘Contrato Local de Desenvolvimento Social’ (CLDS) assinado pelo Centro Social e Paroquial de Lavradas e o Instituto da Segurança Social, IP, na câmara municipal.

Este projecto, que disporá cerca de meio milhão de euros para três anos, tem como finalidade responder às situações específicas identificadas no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social Local.

O ‘Contrato Local de Desenvolvimento Social’ tem sede no Centro Social e Paroquial de Lavradas, Ponte da Barca, e com a sua implementação, os habitantes passam a dispor de “mais um serviço que permitirá o combate de situações de po breza e exclusão social” afirmou o presidente Vassalo Abreu.

O CLDS actua em quatro eixos de intervenção: emprego, formação e qualificação, intervenção familiar e parental, capacitação da comunidade e das instituições e informação e acessibilidade.
Para promover a inclusão social o município tem já em vigor o Protocolo do Rendimento de Inserção Social, a funcionar no Centro Social de Entre Ambos os Rios e o Gabinete de Inserção Profissional, na câmara municipal.

Esta acção social é uma das prioridades da política estabelecida pelo actual presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, pelo que a autarquia tem vindo a efectuar esforços no sentido de promover uma série de acções que contribuam para a melhoria significativa e progressiva do concelho na área social.