in RR
O "Porto Cidade Solidária" é um projecto para dar mais apoio a quem mais precisa, lançado esta quarta-feira pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Mobilizar toda a universidade no desenvolvimento social é o objectivo primordial desta iniciativa inserida no Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social.
O voluntariado junto de idosos é um das faces mais visíveis do projecto, explica a coordenadora Isabel Baptista.
O “Porto Cidade Solidária” funciona também como uma plataforma de debate de problemas da cidade, sublinha a professora.
“É um espaço de diálogo permanente onde estão divulgadas as iniciativas que já estão a decorrer e onde estão, sobretudo, criados espaços que permitem que as pessoas possam vir até nós, inscrever-se, conhecer as instituições, etc… o próprio site Porto Cidade Solidária já é uma iniciativa. Queremos ter aqui na Universidade pessoas de referência ao nível da intervenção cívica, que nos ajudem a pensar”
Identificados os problemas da cidade, a iniciativa quer influenciar o poder político e mostrar caminhos, diz o presidente do Centro Regional da Universidade Católica, Joaquim Azevedo.
“O Porto é uma cidade que tem muitos problemas de desigualdade, de fragmentação social, ao mesmo tempo com um património de solidariedade muito grande, mas precisamos de pensar a cidade de outra maneira, com mais justiça e mais paz”, sublinha.
O director da Universidade Católica do Porto considera ainda que a instituição que lidera tem uma responsabilidade acrescida junto da comunidade porque é uma escola de valores.
O projecto “Porto Cidade Solidária” tem a duração de um ano.