27.1.10

Ajuda chega a Sónia Lisboa

por Amadeu Araújo, Viseu, Diário de Notícias

Cinco dias depois da reportagem do DN sobre a situação de Sónia Lisboa, a jovem de Vila Nova de Paiva que cuida dos irmãos com 220 euros atribuídos pela Segurança Social, muitos foram os que quiseram ajudar. A jovem já recebeu as primeiras ajudas.

A mãe de Sónia morreu há nove meses. Deixou 12 filhos. Oito deles emigraram. E Sónia ficou sozinha a tomar conta dos irmãos que "ainda estudam". Os quatro irmãos vivem no limiar da pobreza, um problema que atinge quase dois milhões de portugueses.

Logo após a notícia “houve muitos telefonemas, mais de 70, de pessoas a disponibilizarem-se para ajudar”, contou o comandante dos Bombeiros de Vila Nova de Paiva, Acácio Fonseca.

A conta de solidariedade da jovem também já recebeu donativos “sólidos”, revelou fonte do Crédito Agrícola onde Sónia Lisboa tem aberta uma conta de solidariedade.

Hoje, a jovem reconhece que “a ajuda é bem-vinda” mas pede “recato porque os irmãos são menores e uma família unida vale mais que tudo”.

Também a Segurança Social e a Câmara Municipal, que lhe atribuiu uma casa social, continuam atentas ao problema.

Como ajudar

Quem quiser ajudar os quatro irmãos, pode fazê-lo através de um depósito na conta 0045 3230 4022 4214 1117 7 da Caixa de Crédito Agrícola, a que se associou o comandante dos bombeiros de Vila Nova de Paiva. O DN estará presente na entrega do cheque a Sónia Lisboa, a irmã mais velha, que também é titular da conta.

Quem quiser contribuir com outro tipo de ajuda, pode enviar um e-mail para o endereço dn@dn.pt, a fim de obter os contactos da família.