in RR
A antiga ministra do Trabalho de António Guterres, Maria João Rodrigues, alerta para as desigualdades sociais em Portugal e defende o aumento dos salários.
Maria João Rodrigues participa, em Madrid, na conferência europeia que assinala o início do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, lançado ontem.
A especialista defende que só através da revisão salarial é possível combater as desigualdades sociais no país: “Temos uma percentagem da população com salários baixos extremamente preocupante, em relação ao contexto europeu”.
Portugal é, na Europa, um dos países “com desigualdades sociais mais profundas”, sublinha ainda a também antiga conselheira especial da União Europeia para a Estratégia de Lisboa.
Maria João Rodrigues defende ainda a aposta em novas áreas, como tecnologias ligadas à energia e ambiente, saúde, serviços para as famílias e pequenas e médias empresas, onde deve existir uma coordenação europeia, com políticas ambiciosas, para resolver problemas comuns aos 27 países da União