in Jornal de Notícias
As medidas excepcionais adoptadas pelo Governo na iniciativa Investimento e Emprego 2009 chegaram a 310 mil pessoas, menos de metade do valor previsto pelo Executivo de José Sócrates.
De acordo com o relatório de execução do programa, que está hoje em discussão em sede de concertação social, o valor gasto pelo Governo nas medidas excepcionais foi de cerca de 260 milhões de euros, longe dos 580 milhões de euros anunciados pelo Executivo na altura do lançamento das medidas.
De acordo com o documento, incluindo as medidas de apoio ao emprego pré-existentes à iniciativa Investimento e Emprego 2009, o total de pessoas abrangidas foi de 413 mil e o valor gasto nesse apoio foi de cerca de 483 milhões de euros.
O Governo já anunciou para 2010 a continuidade da Iniciativa Investimento e Emprego, promentendo abranger mais 760 mil pessoas e mobilizando 500 milhões de euros.
Entre as medidas aprovadas pelo Executivo para combater o desemprego resultante da crise económica, está a criação de mais 12 mil estágios profissionais, um programa cuja taxa de execução em 2009 ultrapassou os 100 por cento, de acordo com os números do Governo.
Por outro lado, O Governo anunciou também uma medida para apoiar a integração de 30 mil desempregados em instituições não lucrativas, tendo sido criados, até agora, mais de 33 mil lugares.