in TVI
Marcelo Rebelo de Sousa apelou este domingo no Jornal Nacional da TVI ao combate à pobreza através dos meios disponíveis na Internet, nomeadamente nas redes sociais. O comentador da TVI escolheu dois exemplos de como é possível estar mais próximo de quem precisa através das redes sociais.
«Utilizar as redes sociais, uma coisa que há hoje e não havia há 10 anos ou 20 anos, a Internet, para conhecer os problemas na base da proximidade. Quem está mais próximo pode responder mais rapidamente», disse.
Um dos exemplos é o Movimento «Dê a mão. Seja solidário» composto por «Grupos de Apoio a Famílias» que estão organizados no Facebook «e visam apoiar, durante um ano, famílias que, residindo em qualquer ponto do território nacional, passaram a encontrar-se em situação económica muitíssimo difícil em virtude de despedimento decorrente da presente crise».
Como Marcelo Rebelo de Sousa explicou no comentário semanal, cada grupo é «constituído por dez doadores, responsabiliza-se pelo apoio económico, durante um ano, a uma família concreta. Para tanto, cada doador, sempre integrado num «Grupo de Apoio», contribui com 25 euros por mês, cerca de 83 cêntimos por dia». Para saber mais informações clique aqui
Outro exemplo referido por Marcelo Rebelo de Sousa é a «Petição Desperdício Alimentar» que já assinou e que tem em vista permitir que a legislação actual não impeça que refeições de refeitórios de grandes empresas sejam deitadas fora.
«O que se pede ao Parlamento é que levante os obstáculos legais», explicou.
Para saber mais sobre esta petição clique aqui .