in Rostos on-line
Encontro Comunitário por uma melhor utilização dos recursos colectivos
Uma melhor utilização dos recursos colectivos para a preservação do ambiente e a solidariedade social é o tema de um encontro comunitário que se realiza em Setúbal no dia 26, às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Esta é uma iniciativa do projecto Entrelaçar, desenvolvido a nível distrital pela Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.
Porque Reduzir, Reutilizar e Reciclar poderá melhorar a qualidade de vida pessoal, social, económica e ambiental;
Porque o Reutilizar tem sido o eixo menos desenvolvido e é um acto de cidadania ao alcance e da responsabilidade de todos/as;
Porque para Reutilizar é necessário criar um espírito público de melhoria de hábitos de consumo e identificar os circuitos de recolha/ entrega de produtos e materiais que podem ser utilizados mais do que uma vez para o mesmo fim (roupas, calçado, livros…);
Porque há excesso de bens ainda reutilizáveis que vão parar às lixeiras, prejudicando o ambiente de todos/as, malbaratando recursos económicos dos municípios que têm de gerir o circuito dos “lixos” e dificultando o acesso a bens de quem necessita;
“Maximizar a Reutilização e a Reciclagem… Para Minimizar a Pobreza e a Exclusão Social… Cuidando do Ambiente” dá o mote ao encontro no concelho de Setúbal, realizado com o apoio da Câmara Municipal.
Discutir e decidir as acções colectivas a empreender pela população setubalense na promoção da reutilização é o objectivo desta acção.
Porque reutilizar é um acto cultural que, quando instalado como hábito de todas as pessoas, dignifica a reutilização por parte de quem atravessa dificuldades económicas e facilita-lhes o acesso aos bens que de outra forma iriam indevidamente engrossar as lixeiras.
Em prol da melhor utilização dos recursos colectivos, da preservação do ambiente e da solidariedade social,
Participe e ajude a decidir as acções colectivas a empreender pela população do Concelho de Setúbal na promoção da REUTILIZAÇÃO.