in Agência Ecclesia
Iniciativa concentra-se no problema da pobreza infantil. José Mourinho dá a cara pelo projecto solidário
A Cáritas Portuguesa apresenta hoje, pelo oitavo ano consecutivo, a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, campanha de Natal da organização católica cujos fundos revertem, desta feita, em favor da população infantil.
Eugénio Fonseca, presidente da instituição, defende que “o actual quadro económico-social do país obriga-nos a não cruzar os braços e a criar mecanismos que permitam diversificar as nossas áreas de intervenção”.
Segundo dados de 2008, uma em cada quatro crianças na Europa era pobre: “Não podemos deixar que este flagelo continue a ganhar dimensão”, indica o presidente da Cáritas.
O projecto “10 milhões de Estrelas” consiste numa iniciativa de angariação de fundos a nível nacional, através da venda de velas pelo preço simbólico de um Euro, cujo resultado final reverte a favor dos mais necessitados.
Das verbas recolhidas com a venda das velas, 35% serão especialmente canalizadas para um projecto de apoio à pobreza infantil, em São Tomé e Príncipe; os restantes 65% serão aplicados, por cada uma das vinte Cáritas Diocesanas, em projectos nacionais.
Um centro de acolhimento infantil em Aveiro, o reforço do apoio social em Braga e em Portalegre ou um projecto de voluntariado em Coimbra são alguns dos destinos já escolhidos, a nível português.
A paróquia do Prior Velho, do Patriarcado de Lisboa, foi o local escolhido para o lançamento desta campanha, por constituir, segundo a Cáritas, “um modelo exemplar nos mais variados trabalhos de combate à pobreza e exclusão social”.
O evento contou com a participação de D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, Eugénio Fonseca e Bernardino Silva, coordenador nacional da operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz 2010”.
Para o coordenador, o projecto “tem sido um enorme sucesso ao longo dos últimos sete anos, sucesso a que queremos dar continuidade”.
No contexto do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Cáritas Portuguesa lançou o desafio a todos aqueles que queiram assumir o compromisso de se tornarem "mensageiras/os da Justiça e da Paz para a erradicação da pobreza".
A exemplo do que foi feito no ano de 2009, a Cáritas Portuguesa, vai realizar a cerimónia de distribuição da “Luz da Paz” pelas Cáritas Diocesanas, no Santuário de Fátima, a 12 de Dezembro.
A Manifestação Pública da operação “10 Milhões de Estrelas-Um Gesto Pela Paz” tem lugar a 18 de Dezembro, em cada diocese.
José Mourinho é a cara do spot publicitário deste ano, disponível no canal de vídeo YouTube
“Junte-se à Cáritas, neste Natal, acenda uma vela pela paz”, pede o treinador de futebol, actualmente ao serviço do Real Madrid, em Espanha.
A Cáritas Portugesa convida cada português a acender uma vela no noite de 24 de Dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela da sua casa.