22.11.10

Novo combate contra pobreza - garantia dada por durão barroso

in Record

Durão Barroso anunciou ontem a criação da Plataforma Europeia de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, cujo objetivo será tirar 20 milhões de pessoas do limiar da pobreza até 2020. Num vídeo apresentado durante a conferência “Portugal Solidário”, realizada no Porto, o presidente da Comissão Europeia recordou que a UE designou 2010 como o Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social mas que a iniciativa não deve terminar por este ano, principalmente num cenário de crise económica.

“[A campanha] é especialmente importante num período em que vemos na Europa em geral, Portugal em especial, que os cidadãos estão a sofrer efeitos da crise e muitos se confrontam com exclusão e situações de pobreza”, sublinhou, deixando o repto para a transformação da Europa num espaço mais “justo, mais coeso e solidário”.

Ajuda aumenta

Este comunicado surge no dia em que uma análise da Universidade Católica revelou que são já mais de 66 mil famílias a receber o apoio do Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal. Ou seja, mais de 200 mil pessoas. Nos últimos três anos, mais de 70 por cento das instituições de solidariedade social receberam mais pedidos de ajuda para a alimentação, uma situação que resulta da “vulnerabilidade económica decorrente quer do aumento do desemprego, quer das baixas reformas”, conclui o estudo.