19.11.10

O que deve saber antes de criaro seu próprio negócio

por Vera Monteiro, in Diário de Notícias

Pode até ter uma boa ideia, mas não vai passar disso enquanto não arregaçar as mangas. Saiba que passos um potencial empreendedor deve dar antes de abrir uma empresa

Por detrás do balcão, Filipe Sousa está atarefado. Com 39 anos, é dono de um café perto de São Domingos de Rana, Cascais, desde 2008 e, mesmo com as portas abertas há dois anos, as principais dificuldades continuam a ser as burocracias. "Neste caso, as regras de higiene e segurança alimentar e, mais geral, posso dizer que recorrer ao crédito está muito complicado", explica.

No início admite que não foi preciso muito tempo até decidir ter um café e tê-lo aberto. De facto, "talvez uns seis ou oito meses", relembra, mas a tarefa ficou facilitada quando em vez de criar um negócio de raiz decidiu comprar um já estabelecido. A ideia vai ao encontro do conselho que Filipe dá aos futuros empreendedores: "Ter os pés bem assentes na terra e saber o que se está a fazer." Mais do que isso, "gostar do que se está a fazer". A partir daí, basta "não cometer excessos".

Mas para quem quer abrir um negócio, mais do que ter os pés assentes na terra, é preciso ter uma ideia.

"Onde é que eu encontro uma boa ideia?" é a primeira dúvida que surge a quem quer abrir o seu próprio negócio. E uma boa ideia é fundamental, mas só se for aliada ao trabalho e houver planeamento adequado para constituir uma empresa.

Ainda antes da ideia, também há a regra dos quatro "P". Reinaldo Miguel Messias, consultor do serviço brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, explica: "Estamos a falar do propósito (o quê), do processo (como), das pessoas (com quem) e do prazer."

"Propósito é aquilo que vai orientar a sua busca por um negócio; o 'como' é o processo, neste caso o processo de fazer, de vender, de controlar", continua. "Depois disso, é preciso pessoas para trabalhar que tenham algum tipo de cumplicidade e se complementem adequadamente para atingir o objectivo." Finalmente o prazer: é difícil resultar se não gostar do que se está a fazer. "Os negócios passam por turbulências e, por isso, se não se gostar, se não se procurar soluções, vão fechar."

A regra vem do outro lado do Atlântico, mas por terras lusas as dicas são semelhantes. Uma breve consulta pelo site do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) deixa a descoberto um breve guia e vários ficheiros sobre o que deve fazer para abrir um negócio a partir do zero. Também a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) facilita o trabalho aos menos entendidos.