por Joana de Belém, in Diário de Notícias
O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo já ajudou à criação de cinco projectos e de 11 postos de trabalho
Há muita procura mas também há muito pouca confiança. São inúmeras as pessoas que procuram o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) - Centro Histórico do Porto em busca de auxílio para abrir um negócio ou para outra solução de investimento, mas são igualmente em grande número aqueles que desistem a meio do caminho, "à medida que se vão apercebendo das dificuldades". No entanto, assinala Pedro Xavier, consultor económico-financeiro e responsável pela dinamização deste departamento da Cidade das Profissões, foi possível perceber uma evolução ao longo do ano de existência que o gabinete completou recentemente.
"Trabalhar a questão do centro histórico/Baixa do Porto de acordo com o Masterplan da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana e dinamizar a economia local são os grandes objectivos do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, que já apoiou à criação e remodelação de cinco empresas e contribuiu para a criação de 11 postos de trabalho.
Os projectos já materializados estão relacionados com as áreas do turismo, restauração e artesanato urbano, explicou Pedro Xavier, adiantando que podem assinalar-se dois perfis distintos nos "clientes" do gabinete: "Temos as pessoas que procuram criar um espaço, o seu próprio emprego, abrir um café, um pequeno bar, uma loja. Coisas mais pequenas e geralmente sem necessidade de grandes habilitações. Por outro lado, com um perfil mais europeísta, há aquelas que vêem o potencial económico da Baixa e querem abrir hotéis, bares e restaurantes e ainda projectos na área das indústrias criativas, como a arquitectura, o design ou a fotografia", conta.
Informar, aconselhar e acompanhar todos aqueles que sonhem investir nesta zona da cidade, tornando-a de novo um local para viver e trabalhar é o mote deste espaço, que trabalha em coordenação com uma série de entidades. Pode dizer-se que é uma espécie de "loja de empresa", onde todo aquele que deseje consolidar uma ideia num projecto de negócio pode encontrar auxílio em todas as fases que lhe estão implícitas - estão incluídas as formalidades jurídicas, fiscais e sociais, entre outros serviços associados ao ciclo de vida das empresas.
Mas aqui não se dá o peixe, ensina-se a pescar. "Somos apenas uma bengala. Disponibilizamos o espaço, o aconselhamento e a ajuda em todos os passos do processo, mas não fazemos o trabalho pelas pessoas", adiantou o mes-mo responsável. Todos os meses acontecem workshops sobre empreendedorismo abertos ao público em geral.
O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo surge no âmbito do Programa de Acção para a Reabilitação Urbana do Morro da Sé CH1 e concretiza o propósito de reabilitar este território. Na base do projecto está uma vasta rede de promotores (públicos e privados).
O GAE está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 09.00 às 17.00 e a inscrição para atendimento com os técnicos termina 30 minutos antes da hora de encerramento. Os utentes poderão contactar o GAE através do telefone 223 392 360 ou por correio electrónico gae@cdp.portodigital.pt.