Maria Betânia Ribeiro, in Correio do Minho
No Ano Internacional do Voluntariado, não há mais desculpas para não se associar a um projecto em regime voluntário.
As iniciativas de voluntariado, essenciais à coesão da sociedade, são mais do que manifestações de solidariedade e de boa vontade.
Em épocas de crise, são os projectos de solidariedade, apoiados no esforço de equipas de voluntários, que conseguem apoiar crianças, jovens, adultos e idosos que se encontram em situações precárias.
A Cruz Vermelha, o Centro Académico de Braga e o Banco Alimentar constituem alguns exemplos de instituições que realizam activ idades de voluntariado na cidade de Braga.
De acordo com dados fornecidos pelo Centro Paroquial da Azambuja, as estatísticas do INE não mencionam qual é o valor económico do esforço dos voluntários em Portugal.
Estima-se que existam cerca de 50 mil voluntários em Portugal, número que se situa muito aquém de outros países da União Europeia. Portugal é, aliás, o país com a percentagem mais baixa de participação da sociedade civil em actividades associativas de carácter voluntário, a nível europeu. Faço-lhe apenas uma questão: do que é que está à espera para se tornar voluntário?