13.1.16

Famílias carenciadas do Porto recebem meio milhão de euros

in Porto24

A Câmara Municipal do Porto anunciou o reforço de meio milhão de euros destinado ao Fundo de Emergência Social, que ajuda famílias carenciadas da cidade.

A verba destina-se, essencialmente, ao “eixo de apoio à habitação do programa Porto Solidário”, conforme anunciou ao site Porto.pt, gerido pela autarquia. Nesse sentido, será lançado em breve um “novo concurso para a sua atribuição”, adiantou a mesma fonte.

A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo que teve lugar esta terça-feira. O documento foi levado a discussão pelo próprio presidente da Câmara, Rui Moreira, e pelo vereador da Habitação, Manuel Pizarro.

“Na cidade do Porto, um número crescente de pessoas e famílias enfrenta graves dificuldades financeiras, encontrando-se em situação de pobreza face ao aumento do desemprego e à perda de prestações sociais”, refere a proposta.

A autarquia recorda que nos dois concursos anteriores o “limite orçamental definido inicialmente esgotou”. Foram desde então apoiadas 572 famílias no âmbito da iniciativa.
O Porto Solidário – Fundo Municipal de Emergência Social auxilia famílias com “graves dificuldades financeiras em situação de pobreza”.

O apoio é concedido por um período de um ano, mediante candidatura prévia realizada na Junta de Freguesia de residência ou no Gabinete do Inquilino Municipal, e tem um valor máximo de 350 euros mensais, valor que tem como objetivo contribuir para permitir o pagamento dos encargos referentes com a habitação.