in Jornal de Notícias
Fruto de protocolo firmado entre a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e a tutela, encontra-se já a funcionar uma unidade móvel de saúde, equipamento que tem por objectivo primordial aproximar os cuidados de saúde da população mais idosa do concelho, especialmente a residente nas localidades mais afastadas da vila.
De acordo com a Misericórdia arcuense, durante a primeira semana de funcionamento, a unidade visitou já dezena e meia de freguesias - entre as quais Ermelo, Cabana Maior, Gavieira, Soajo e Sistelo -, aí prestando cuidados de saúde primários à população. Segundo a Santa Casa, da equipa da unidade móvel fazem parte profissionais de saúde oriundos da Misericórdia e do centro de saúde arcuense, entre os quais se contam tanto clínicos e enfermeiros como assistentes sociais.
Áreas de intervenção
De acordo com a Santa Casa de Arcos de Valdevez, as áreas de intervenção do projecto dizem respeito à avaliação tanto da situação de saúde como do enquadramento social dos idosos, passando, também, pelo encaminhamento para consultas (se tal se mostrar necessário), vacinação, ajudas técnicas e prestação de informações.
A Misericórdia diz, ainda, que a valência "ganha contornos de relevo" tendo em conta que a população domiciliada no concelho com idade superior a 65 anos ronda os 27%, residindo muitos destes idosos em localidades "que chegam a distar mais de 40 quilómetros" da vila. A agravar o cenário, afiança a Santa Casa, está o facto de muitas destas localidades não disporem de transportes públicos, serviço que chegaram a conhecer no passado.