1.2.08

Agência teve impacto nas políticas

in Jornal de Notícias

Uma avaliação externa ao funcionamento do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) sublinha que o trabalho desenvolvido por aquela agência europeia teve um impacto directo nas políticas e práticas dos Estados-membros sobre droga e toxicodependência.

A avaliação externa pedida pela Comissão Europeia ao Centre for Strategy and Evaluation Services, no Reino Unido, colocava, entre outras, perguntas como "O OEDT está a cumprir as suas tarefas e os seus objectivos?", "Que benefícios está a proporcionar à UE e aos seus Estados-membros?" ou "As suas actividades são coerentes com as actividades lançadas pelas instituições europeias no domínio das drogas?".

De acordo com os dados citados pela agência Lusa, os avaliadores externos consideram que "o trabalho desenvolvido pelo OEDT teve um impacto directo nas políticas e práticas dos Estados-membros da UE no domínio da droga, incentivando um maior grau de coordenação entre estes e a adopção de estruturas comparáveis".

Neste campo, a avaliação refere que a criação de mecanismos harmonizados de recolha de dados nos Estados-membros "não teria sido possível, pelo menos no mesmo período de tempo, sem o OEDT".