17.6.09

42 milhões de refugiados e deslocados

in Jornal de Notícias

O Mundo teve 42 milhões de refugiados e deslocados em 2008, diz a ONU. Apesar de se ter registado uma queda em relação a 2007, a redução não compensa os novos deslocados detectados este ano no Paquistão, Sri Lanka e Somália.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) registou 42 milhões de refugiados e deslocados no Mundo, no ano passado, informou, ontem, o principal responsável da entidade, António Guterres.

O número inclui 15,2 milhões de refugiados, 827 mil pessoas que buscam asilo e 26 milhões de deslocados internos dentro de seus próprios países por causa de conflitos armados.

O principal responsável da ONU para os Refugiados apresentou o relatório anual "Global Trends 2008", em entrevista realizada em Washington.

Cerca de 80% dos refugiados são de países em desenvolvimento, que são, por sua vez, os que têm mais deslocados internos. O documento ressalta que, durante 2008, houve uma redução de 700 mil deslocados e refugiados em relação ao ano anterior.

No entanto, apesar dessa leve melhoria, o ACNUR afirma que a queda não compensa os novos deslocados detectados no acumulado do ano. "Este ano, já temos um número considerável de novos deslocados no Paquistão, Sri Lanka e Somália", afirmou Guterres. Além disso, advertiu que, "enquanto alguns deslocamentos devem ser curtos, outros podem durar anos e, inclusive, décadas a ser resolvidos". Como exemplo, citou os casos de Colômbia, Iraque, a República Democrática do Congo e a Somália.

António Guterres explicou que foram detectados 29 grupos diferentes de 25 mil pessoas ou mais refugiados distribuídos em 22 países distintos, que estão no exílio há mais de cinco anos e cujos conflitos não têm uma solução à vista.