16.6.09

Pedida "dignidade social" para o Ingote

Carina Fonseca, in Jornal de Notícias

Pina Prata, o vereador independente que está na corrida à liderança da Câmara de Coimbra, apontou "problemas gritantes" no Planalto do Ingote, esta segunda-feira, na reunião do Executivo. Pediu "dignidade social" e fez críticas.

Uma pessoa idosa a viver numa caravana, um parque desportivo em falta, fracas condições de habitabilidade, espaços verdes degradados, 75 mil euros do erário público injectados no projecto "Hortas do Ingote". No entender de Horácio Pina Prata, estes casos espelham as "condições degradantes" em que vivem os moradores dos bairros da Rosa e do Ingote. O vereador, que já foi o braço direito do presidente, Carlos Encarnação (PSD), disparou em várias direcções, mas, como disse o responsável pelo Ambiente e Qualidade de Vida, Luís Providência (CDS), "o tiro passou ao lado".

O caso mais destacado por Pina Prata, após uma visita àquela zona delicada da cidade, prende-se com um homem idoso, de etnia cigana, que vive sozinho numa caravana estacionada no Bairro do Ingote. Ora, de acordo com o vereador da Habitação, Gouveia Monteiro (CDU), o visado tem recusado as "propostas de alojamento garantido" que vão surgindo e "só sairá se assim entender". Sobre as Hortas do Ingote, é claro: "São um êxito. É ir lá falar com as pessoas que as usam!".

Já Luís Providência, responsável pelo Desporto, Ambiente, Qualidade de Vida e Espaços Verdes, explicou, à margem da sessão, que está a ser estudada a possibilidade de construir um polidesportivo com cerca de mil metros quadrados na Escola Básica de Ingote. Com um aviso: "Não é um processo imediato, mas prefiro demorar mais e fazer bem". Providência afasta-se, ainda, do alegado mau estado dos espaços verdes, dizendo que estão a cargo de uma equipa de pessoas em planos ocupacionais de emprego coordenada pelo Departamento de Espaços Verdes, mas contratada pelo Departamento de Habitação. Gouveia Monteiro, contudo, rejeita quaisquer responsabilidades nessa matéria, como contou ao JN, à margem da reunião.

O vereador da Habitação também fez questão de sublinhar que, em sete anos, a Autarquia reabilitou 500 casas, muitas delas situadas no Planalto do Ingote.