Virgínia Alves, in Jornal de Notícias
A agricultura resistiu melhor à actual crise do que outros sectores, mas "as dificuldades podem aumentar se a contracção económica se acentuar", adverte um relatório esta quarta-feira divulgado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico e Agência para a Alimentação e Agricultura, para o período 2009-2018.
O mesmo documento refere que os preços dos alimentos baixaram em relação aos valores máximos registados no início de 2008, "mas continuam elevados em muitos países pobres".
Além disso, admitem que os preços dos produtos agrícolas deverão voltar a subir na próxima década, embora abaixo dos recordes de 2008.
No entanto, o relatório alerta para a possibilidade de existirem momentos em que os preços poderão subir para valores semelhantes aos de 2008, "especialmente quando os preços dos produtos básicos dependem cada vez mais dos custos da energia e do petróleo, bem como das condições meteorológicas, que os especialistas dizem ser muito variáveis".
O estudo indica ainda que se espera um aumento do consumo, produção e comércio agrícola em países desenvolvidos, mas "a fome continuará a ser crescente para as populações mais pobres". Por essa razão, insiste que o impulso da agricultura "é a chave para o desenvolvimento sustentável e redução da pobreza".