in Jornal da Madeira
Os reitores da rede UNAMUNO - Antilhas-Guiana, Açores, La Laguna, Madeira, Las Palmas de Gran Canária e Reunião - comprometem-se a colocar o conhecimento das universidades a que presidem ao serviço da erradicação da pobreza.
Esta é uma das conclusões, a que a agência Lusa teve acesso, da conferência de reitores das universidades africanas e das universidades europeias da rede UNAMUNO que termina na cidade de La Laguna, em Tenerife, nas ilhas Canárias, Espanha.
"Comprometemo-nos a assumir como próprio o objectivo de colocar a investigação e o conhecimento criado pelas universidades para erradicar a pobreza, avançar na consecução da igualdade de género, o respeito e defesa pelos direitos humanos e o uso democrático do poder, e a divulgar estes princípios entre as comunidades universitárias e seus âmbitos sociais", subscrevem os reitores, entre os quais o responsável pela Universidade da Madeira, Castanheiro da Costa.
Os reitores defendem ser necessário promover acções solidárias entre as instituições de educação superior face às crises humanitárias que afectam o planeta tanto desde a perspectiva africana como da europeia".