24.6.09

A arte de cuidar dos bebés em manual para imigrantes

in Jornal Público

Qual a melhor forma de trocar a fralda do bebé? Como amamentá-lo correctamente? Por que é importante limpar o cordão umbilical? As perguntas podem parecer simples, porém, provavelmente, não são para pais imigrantes. Sejam quais forem as preocupações dos pais e mães, poderão encontrar as respostas no manual Como Cuidar do Seu Bebé, a ser lançado hoje, em Lisboa, em seis línguas.

Escrito pela pediatra Cândida Mendes e pelas enfermeiras Núria Simões, Fernanda Areias e Lúcia Feito Cano, a brochura será disponibilizada gratuitamente em centros de saúde, hospitais e associações de imigrantes de todo o país. A ideia de produzir um manual de saúde materna destinado a estrangeiros surgiu há três anos - ele é bilingue, está escrito em português e é traduzido para o francês, inglês, romeno, russo, chinês e ucraniano -, quando as profissionais e autoras se depararam por diversas vezes com a mesma barreira: a língua. Pudera: segundo os últimos dados estatísticos, 10 por cento da população activa em Portugal são imigrantes, 5 por cento dos quais oriundos de mais de 150 países de todo o mundo.

"Tínhamos grande dificuldade de comunicar com esses pais, pois não falávamos a mesma língua. Tínhamos de acabar com esse obstáculo, porque precisávamos de lhes passar ensinamentos básicos", conta Núria, 28 anos, que vai estar presente no lançamento, no Centro Padre Alves Correia (CEPAC), às 11h.

Para colmatar essa dificuldade linguística, que pode prejudicar o acompanhamento e a aplicação correcta de cuidados de saúde, surge Como Cuidar do Seu Bebé, que ensina quais os cuidados a ter com os recém-nascidos ao nível da desinfecção do cordão umbilical, mudança de fralda, cuidados de higiene, amamentação, cólicas, manobras de desengasgamento e o teste do pezinho.

"O livro é didáctico, acessível a todos os pais, mesmo com baixo nível de escolaridade. Como o formato é A5, pode ser lido pelos pais deitados, na cama", explica Núria Simões, enfermeira da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

São 16 páginas e quatro capítulos de conselhos úteis para todos aqueles que desejam aprender os fundamentos da arte de cuidar de crianças. O CEPAC fica na Rua de Santo Amaro à Estrela, n.º 43, piso 0, código postal 1200-801. Janaína Kalsing