14.6.09

Ministros das Finanças G8 admitem sinais de alívio da crise

in Jornal de Notícias

Os ministros das Finanças do G8 assinalaram, este sábado, os primeiros sinais de "estabilização" da economia mundial e começaram a discutir estratégias para saída de crise, embora sublinhando ser necessário manter os esforços de recuperação.

Na reunião em Lecce (Itála), os ministros do grupo dos "Oito" (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Rússia, Japão) emitiram um comunicado em tom prudente sobre as expectativas do fim da crise.

"Há sinais de estabilização nas nossas economias, entre os quais uma reacção favorável dos mercados bolsistas, melhoria da confiança das empresas e das famílias, mas a situação continua a ser de incerteza e subsistem riscos significativos a pesar na estabilidade económica e financeira", refere a nota.

Na sua última reunião em Washington, em finais de Abril, o G8 já tinha lançado uma mensagem de optimismo, auspiciando uma retoma "em finais do ano" de 2009, mas desta vez não indicaram datas, embora admitindo que "mesmo com algum crescimento da produção o desemprego pode continuar a subir".

Segundo os ministros do G8, é chegada a altura de começar a pensar em "estratégias para saída da crise", aconselhando os países a "planos de reactivação maciços" para contrariar os défices e sanear as finanças públicas.

"Estas estratégias, que podem variar de país para país, são essenciais para assegurar uma retoma duradoura a longo prazo", consideram os oito ministros, pedindo apoio do Fundo Monetário Internacional para este objectivo.