4.9.09

BCE acredita que a economia vai começar a crescer em 2010

A.P.L., in Jornal de Notícias

A economia dos países da Zona Euro vai crescer 0,2% em 2010. O Banco Central Europeu reviu, ontem, quinta-feira, em alta a previsão de crescimento para o próximo ano e corrigiu as estimativas económicas para 2009. Também na visão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico haverá melhorias nas economias ainda este ano.

O BCE acredita que a Eurozona vai sofrer uma contracção de 4,1% este ano, mostrando-se menos pessimista do que nas previsões anteriores, nas quais apontava para um recuo do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,6% no final deste ano e previa um recuo da economia de 0,3% em 2010. O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, adiantou que a economia da Zona Euro e as restantes dão "sinais crescentes de estabilização" que permitem prever uma retoma "progressiva" da conjuntura. Trichet defendeu, no entanto, que "as incertezas continuam a ser elevadas".

O BCE decidiu, ainda, manter o nível das taxas de juro directoras em 1% por considerar que "é apropriado para o momento actual".

Igualmente mais optimistas são as novas estimativas da OCDE para a economia da Zona Euro e do Japão, que na análise da Organização deverão assinalar quedas menos acentuadas em relação às previsões do início do Verão. A OCDE mantém para os EUA as estimativas de melhoria que já referiu em Junho. Numa revisão intermédia da informação semestral, a OCDE prevê que o PIB da Zona Euro recue 3,9% este ano (antes previa 4,8% de queda), e que a economia japonesa desça 5,6% (em Junho previa 6,8% de recuo).