V.A., in Jornal de Notícias
Em Julho o volume de negócios na indústria registou uma variação homóloga mais negativa que a verificada em Junho (-20,7% e em Junho foi de -18,3%).
O emprego, remunerações e horas trabalhadas também diminuíram face a período homólogo, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A explicação avançada pelo INE dá conta de que esta variação "foi determinada por comportamentos negativos nas vendas para ambos os mercados". No mercado interno, verificou-se uma descida de 17,8%, (em Junho era de -17,1%) e o mercado externo teve uma variação negativa de 25,5% (-20,3% em Junho).
Todos os Grandes Agrupamentos Industriais contribuíram para estes valores negativos, sendo os dos agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios os mais influentes, com descidas de 9,1% e 7,6%, respectivamente.
Foram também estes dois agrupamentos os mais influentes no que diz respeito aos valores registados no mercado interno, e no mercado externo.
As taxas de variação homólogas do emprego, remunerações e as horas trabalhadas também diminuíram 6,4%, 5,8% e 7,4% , respectivamente.
Em Julho o emprego na indústria diminuiu 6,4%, face a igual período do ano passado (-6,6% que em Junho). Todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram ligeiros acréscimos nas variações homólogas, que se mantiveram negativas, excepto a do agrupamento de Energia (0,5%).
Em termos de remunerações estas também diminuíram em Julho 5,8%, em termos homólogos, e as horas trabalhadas registaram uma variação de -7,4%