Por Filipa Moreno, in Jornal Público
As mulheres ganham 80 por cento menos que os homens em pagamentos extraordinários no sector financeiro no Reino Unido, revela um estudo da Comissão de Igualdade e Direitos Humanos (CIDH), reafirmando a acentuada diferença entre géneros na economia britânica.
O estudo reúne 44 empresas de topo e mostra a discriminação na City londrina. As mulheres ganham cerca de 3300 euros em pagamentos ligados ao desempenho, enquanto os homens recebem 16.700 euros. A diferença situa-se em 39 por cento no que respeita o salário médio, mas em 47 por cento quando considerados bónus e horas extraordinárias.
A causa da grande diferença entre géneros reside no padrão de contratação dos trabalhadores, que necessita de revisão, diz a CIDH. A maioria dos empregados tem entre 25 e 39 anos, idades em que as mulheres têm mais preocupações com os filhos e a família. A Associação Britânica de Bancários diz que as mulheres escolhem áreas do sector que "não atraem bónus elevados".
A CIDH propõe a eleição de mulheres para a direcção das empresas, a realização de auditorias sobre a igualdade de pagamentos e a publicação desses dados.
O Ministério da Mulher e da Igualdade quer a elaboração de relatórios sobre as remunerações por género e o fim de cláusulas de secretismo.