António Orlando, in Jornal de Notícias
Número de pessoas sem trabalho desceu ligeiramente em Amarante e no Marco
As mulheres lideram, por larga maioria, o desemprego nos três municípios do Baixo Tâmega: Amarante, Marco de Canaveses e Baião. De acordo com os dados de Junho, o fenómeno é particularmente sentido em Baião.
Neste município, dos 1810 desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), 1369 são mulheres.
Embora não haja registo de novos investimentos no terreno, à excepção das obras de construção do túnel do Marão e de um novo hospital, ambas em Amarante, o certo é que o número de desempregados registados no IEFP relativos a Amarante e ao Marco de Canaveses baixou ligeiramente.
Amarante desceu para os 3742 desempregados e o Marco para os 3317. Um denominador comum nestes três municípios é que a esmagadora maioria dos desempregados procura um novo emprego (não são pessoas à procura do primeiro posto de trabalho).
Dos novos investimentos anunciados, além da duplicação da A4 entre Amarante e Vila Real e do novo hospital, está também prevista a construção de um novo hotel de 5 estrelas em Baião.
O lançamento da primeira pedra do Grand Douro Hotel Marina, na Pala, junto ao rio Douro, deve acontecer nos próximos dias. Refira-se que 80% do pessoal que opera no primeiro hotel do grupo JASE (o Douro Palace Hotel), em Santa Cruz do Douro, é composto por ex-desempregados do concelho baionense. O promotor já garantiu que a mesma estratégia será seguida no novo hotel, que deverá criar 60 empregos directos e outros tantos indirectos.
Em Amarante, a antiga Tabopan acolhe, desde Abril, o Centro de Formação de Amarante do Instituto de Emprego e Formação Profissional e o núcleo local do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
O CENFIM forma e certifica mão-de-obra qualificada, no domínio da metalomecânica, a principal indústria do concelho.
No Marco de Canaveses, o município conta, desde o dia 1 de Junho, com o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), uma nova estrutura de apoio ao emprego, destinada a jovens e adultos desempregados do concelho.
O GIP funciona em estreita cooperação com o Centro de Emprego de Amarante e pretende-se que seja dado um apoio eficaz aos desempregados do concelho do Marco de Canaveses. O GIP está a funcionar diariamente no Gabinete do Munícipe, junto à sede da Junta de Freguesia de Alpendorada e Matos.
A região aguarda, também, que a electrificação da linha do Douro seja retomada, entre Caíde (Lousada) e Marco. Uma vez concluída, dará uma nova esperança em termos socioeconómicos a este trio de municípios desfavorecidos do distrito do Porto.