8.9.09

Plano Tecnológico tem "eficácia extrema", mas aumenta custos com energia

in Jornal Público

A direcção da Escola Secundária Serafim Leite, pioneira a completar o primeiro eixo do Plano Tecnológico da Educação (PTE), defende que o programa é de uma "eficácia extrema", mas alerta para o aumento dos custos com energia.

Irene Guimarães, directora da escola, afirma que "a opinião geral, tanto de professores como de alunos, é a de que a utilização dos equipamentos instalados, nomeadamente os quadros interactivos e os computadores presentes nas salas de aula, foi uma mais-valia para o processo de ensino e aprendizagem". Mas "se a nível pedagógico a implementação do PTE se revelou de uma eficácia extrema", observa essa responsável, "já a nível da gestão de todo o sistema apareceram algumas situações que é necessário ter em conta no futuro".

O caso mais evidente é o "acréscimo nos custos de utilização" dos novos equipamentos: "Havendo um videoprojector em cada sala e, em alturas de pico de horário, cerca de 400 computadores ligados em simultâneo, o consumo de energia eléctrica aumentou consideravelmente".

Por outro lado, Irene Guimarães diz que "o aumento do número de utilizadores [dos novos recursos tecnológicos da escola] fez com que a manutenção dos equipamentos se tornasse mais lenta, visto que o número de solicitações também aumentou". Apesar disso, a directora da Escola Secundária Serafim Leite garante: "Para a gestão pedagógica das turmas, a implementação de aplicações informáticas de registo das actividades veio facilitar o trabalho dos professores, em particular daqueles que exerceram a Directoria de Turma".

No que se refere aos novos recursos no âmbito da segurança, como o sistema de videovigilância e os cartões electrónicos para identificação dos alunos e pagamento de despesas internas, Irene Guimarães também realça "a diminuição de casos de pequenos furtos, [uma vez que] a utilização do cartão magnético fez com que a circulação de dinheiro no interior da escola fosse reduzida".

Para o novo ano lectivo, a principal recomendação da directora da Serafim Leite prende-se com os Centros de Formação: "Continua a ser urgente que ofereçam formação aos professores para o desenvolvimento de conteúdos a serem utilizados nos quadros interactivos, para que se possa explorar ao máximo as capacidades dos equipamentos".

No ano lectivo de 2008/2009, a Escola Secundária Serafim Leite - a par da escola André Gouveia, em Évora - foi a primeira a concluir a fase inicial do Plano Tecnológico da Educação. Recebeu para o efeito um investimento de meio milhão de euros, parte do qual foi aplicada em equipamento tecnológico para as 44 salas de aulas da escola: 20 dessas salas passaram a ter quadros interactivos e 24 receberam videoprojectores.

Em cada uma dessas 44 salas há computadores com acesso à Internet - inclusive através de comunicação por voz (VoIP) - e também nos espaços exteriores é possível aceder à Web, uma vez que todo o recinto da escola é servido por uma rede sem fios.

O PTE permitiu também equipar a escola com um sistema de videovigilância de 16 câmaras e atribuir a cada aluno um cartão electrónico que funciona não só como meio de identificação, mas também como forma de pagamento na cantina, na reprografia e no bar. Para o ano lectivo de 2009/2010, que começa a 10 de Setembro, inscreveram-se até agora nesta escola 748 alunos nas aulas diurnas e 133 nas da noite.