24.3.10

Agência baixa classificação financeira de Portugal

in Jornal de Notícias

A agência de classificação de crédito Fitch desceu hoje, quarta-feira, classificação financeira (o "rating") da dívida, de longo prazo, de Portugal de AA para AA-, com uma perspetiva negativa.

De acordo com a agência, a decisão reflecte a frouxa evolução orçamental em 2009, ano em que o défice orçamental deverá situar-se em 9,3 % do Produto Interno Bruto (PIB).

Uma nota de análise da Fitch refere também que a agência de notação decidiu reduzir o 'rating' da dívida portuguesa a longo prazo para "AA-", para "reflectir o desempenho [orçamental] significativamente abaixo dos seus pares em 2009", quando em Setembro estimava que o défice orçamental português se fixasse em 6,5 % do PIB.

Os números divulgados por Portugal revelaram, entretanto, um défice orçamental de 9,3 % do PIB português no ano passado.

Segundo Douglas Renwick, a degradação na notação do 'rating' da dívida de longo prazo de Portugal tem a ver com "o choque fiscal considerável num cenário de fraqueza macroeconómica e estrutural", o que levou "à redução da credibilidade" de Portugal.