João Baptista, Santarém, in Diário de Notícias
Iniciativa inédita na região ensinou a elaborar currículos, preparar entrevistas, planear carreiras profissionais, etc.
Ofertas de emprego, contactos profissionais, workshops e conferências animaram a 1.ª Feira do Emprego que se realizou no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. O evento, inédito na região, proporcionou uma dezena de acções de formação gratuitas, de hora a hora, que tiveram uma boa adesão do público. Estes workshops versaram temas como preparar uma entrevista de emprego, como fazer um currículo perfeito para o anúncio certo, como criar o seu próprio emprego, como planear a carreira para garantir emprego, entre outros.
A Feira do Emprego contou com empresas que receberam currículos de candidatos a emprego, com o objectivo de fazer recrutamentos de novos empregados. Presentes também as instituições de ensino superior, escolas profissionais, associações empresariais, Forças Armadas e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, etc. Atendendo à dimensão do problema do desemprego na região, a adesão do público ficou aquém da expectativa.
António Henriques, de 48 anos, veio procurar informação sobre como criar o seu próprio emprego. Despedido da empresa onde trabalhava há mais de uma década, no âmbito de um processo de aquisição por uma multinacional, António pretende agora criar o seu próprio negócio e achou muito útil a participação em dois workshops que lhe forneceram orientação e toda a informação necessária sobre os passos a dar.
Ana Fonseca concluiu o secundário e procura o primeiro emprego. "Foi uma boa oportunidade que me deram para aprender a organizar um currículo e saber escolher e responder aos anúncios e a entrevistas de emprego. Acho que depois de ter participado nestes workshops terei mais hipóteses de conseguir o que quero", disse.