3.11.10

«Madeirenses são dos que menos pobreza têm»

Alberto Pita, in Jornal da Madeira

Os madeirenses pertencem a uma das regiões de Portugal que menos recorre à ajuda do Rotary Club.

O presidente do Distrito 1960, responsável por 74 clubes no País, está de visita à Madeira. Na segunda-feira esteve no Porto Santo, ontem foi recebido em audiência na Quinta Vigia.

À saída do encontro com Alberto João Jardim, Joaquim Esperança garantiu que «os madeirenses são dos que menos pobreza têm, neste momento».

O governador do Distrito 1960 garante que há clubes e comunidades muito mais carenciados do que na Madeira, ainda que na Região também estejam a ser delineadas as linhas estratégicas para os rotários.

Joaquim Esperança não quis contudo divulgar o que está a ser preparado, deixando para os responsáveis regionais esclarecimentos futuros. Apenas disse que o presidente do Governo Regional se mostrou disponível para apoiar programas, a criar conjuntamente, com vista a ajudar os mais necessitados.

O governador do Distrito 1960 sabe que o momento que Portugal atravessa é difícil, mas rejeita contribuir para o pessimismo. «Nós não podemos ser vendedores de crises. O Rotary não é vendedor de crises, nem o governador é vendedor de crises», demarcou-se, explicando, aliás, que são nestes momentos difíceis que «nós conseguimos dar as mãos e fazer mais eventos».

A este propósito, o governador reuniu-se, aliás, ontem à noite, com o conselho director para aferir os termos e as áreas na Madeira que vão precisar mais de ajuda este ano.