Alexandra Figueira, in Jornal de Notícias
O Governo quer criar Plano de Auto-Poupança Individual, de forma a que quem receba dinheiro do Estado (perto de metade da população) possa fazer uma poupança automática.
Com o objectivo de estimular a poupança das famílias, o Governo propõe, no PEC IV, criar um sistema de transferência automático de dinheiro que seja pago pelos cofres públicos, seja a "trabalhadores, pensionistas e beneficiários de subsídios pagos pelo Estado", lê-se no documento. Assim, as pessoas poderão aplicar, "de forma automática e periódica, uma parte da remuneração/pensão de reforma/subsídio em produtos de poupança à sua escolha".Ficará a cargo de cada pessoa aderir a este programa, sendo que será também necessário que se definam os produtos de poupança admissíveis. O Executivo espera, assim, "incentivar a concorrência entre as instituições que oferecem produtos de poupança", na expectativa que melhorem a taxa de remuneração das poupanças.
Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.