in Agência Ecclesia
A Ticket Restaurant e a Caritas Portuguesa, através da realização de um protocolo, lançaram uma campanha, unindo esforços no combate ao actual contexto de crise económica e financeira e ao crescente número de novos desempregados, que caíram em situação de privação de recursos e a vivem envergonhadamente, tendo dificuldade, por isso, em procurar as ajudas mais vulgarizadas e criadas para as formas de pobreza de longa duração.
A campanha consiste na recolha de tickets junto dos trabalhadores das empresas clientes da Ticket Restaurant, para as quais é disponibilizada informação e envelopes RSF para que os trabalhadores possam colocar no final do mês um ou mais tickets e os enviar à Caritas Portuguesa, apoiando desta forma os seus colegas que ficaram sem trabalho; na entrega de donativos à Caritas Portuguesa, através de cheque ou depósito directo na conta disponibilizada para o efeito que os aplica na aquisição de tickets; na aquisição directa, por parte da população, à Ticket Restaurant que os enviam à Caritas Portuguesa; no depósito monetário numa conta específica da Ticket que aplica esses donativos na aquisição de tickets e os envia à Caritas Portuguesa. Os tickets têm um valor facial de 5, 10, 15 ou 25 euros.
A Caritas Portuguesa fez a divulgação da campanha junto das Cáritas Diocesanas, que por sua vez a divulgaram junto dos grupos paroquiais de acção social.
As Caritas Diocesanas, conforme as necessidades resultantes do atendimento social de proximidade que fazem, e das solicitações das paróquias pedem à Cáritas Portuguesa os tickets de que necessitam e os distribuem somente a pessoas que dêem garantias de os utilizar na aquisição de bens essenciais á subsistência e que não são abrangidas por outra forma de apoio regular.
Deste modo, as pessoas que recebem os tickets usam-nos na compra dos bens que necessitam, no pagamento das mensalidades escolares, nas creches e jardins-de-infância, evitando deste modo que os adultos se sintam estigmatizados e as crianças discriminadas.
A campanha já ultrapassou os 25 000 euros e recorreram à Caritas Portuguesa nove Caritas Diocesanas que usaram, até este momento, também este tipo de apoio social.