30.4.09

Crise mundial "piorou significativamente"

in Jornal de Notícias

Banco do Japão reviu em baixa a previsão de crescimento para 2010-2011.

O Banco do Japão (BoJ) reviu para menos 3,1 % (em vez de - 2 %) a previsão de contracção da economia japonesa para o ano orçamental 2009-2010, considerando que a crise mundial "piorou significativamente".

O banco central reviu também em ligeira baixa a previsão de crescimento para 2010-2011, esperando doravante uma subida do produto interno bruto (PIB) de 1,2 por cento contra os 1,5 por cento previstos há três meses.

O ano orçamental nipónico inicia-se a 1 de Abril. "A situação económica no Japão piorou significativamente", observa o BoJ no seu diagnóstico semestral sobre a actividade económica e os preços.

Embora sublinhe que muitos governos em todo o mundo implementaram planos de relançamento, o banco central considera "não ser certo que conduza a uma recuperação sustentada da economia mundial".

"A possível disseminação de um novo tipo de gripe e a sua influência sobre a actividade económica devem ser acompanhadas de perto", acrescenta o Banco do Japão, que criou "uma equipa de intervenção" para assegurar o seu funcionamento normal no caso da pandemia chegar ao arquipélago.

O BoJ prevê igualmente que os preços no consumidor, excluindo os produtos frescos, recuarão 1,5 por cento no Japão em 2009-2010, marcando assim um regresso à deflação. Nas suas previsões anteriores, em Janeiro, o banco apontava para uma baixa dos preços de 1,1 por cento.

Para 2009-2010, o BoJ é mais optimista do que o Governo japonês, que anunciara segunda-feira esperar uma recessão de 3,3 por cento.