in Público Última Hora
Os ministros da Saúde dos países da União Europeia (UE) reúnem-se de emergência ao início da tarde para tentarem chegar a acordo sobre medidas comuns a adoptar face à epidemia de gripe, que levou já a Organização Mundial de Saúde a considerar “iminente” uma pandemia.
Os ministros reunir-se-ão no Luxemburgo para definir, entre outras coisas, recomendações e regras em matéria de viagens e deslocações, mas poderão ter dificuldade a chegar a um consenso tendo em conta as opiniões contraditórias que têm surgido nas diferentes capitais da UE.
Nenhuma declaração resultou das reuniões preparatórias e nenhuma medida concreta foi anunciada. Um texto preliminar, a que a AFP teve acesso, define apenas como necessária a “protecção eficaz dos cidadãos” europeus.
Uma proposta francesa para a suspensão dos voos para o México não teve o apoio de todos os representantes numa reunião informal de ministros europeus dos Transportes na República Checa. Mas pode ficar agora definitivamente posta de parte, uma vez que a situação mudou.
O novo nível de alerta declarado pela OMS torna menos pertinente uma medida especificamente orientada para o México. O novo nível passou de 4 para 5, o que significa que uma pandemia está iminente, ou seja, a propagação aos cinco continentes. O nível 5 precede o mais alto da escala, que significaria que se estaria perante uma epidemia mundial.