in Rostos on-line
Face à actual conjuntura económica, a Câmara Municipal de Sesimbra tem vindo a adoptar um conjunto de medidas de apoio social, das quais se salienta a assinatura de um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A autarquia de Sesimbra informa que deverá celebrar até ao próximo ano 70 contratos Inserção-Emprego, que vão contribuir para a integração de desempregados em actividades e ocupações socialmente úteis, e 20 estágios de Qualificação-Emprego, tendo em vista o aumento da experiência profissional dos estagiários. Este compromisso resulta de um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), assinado no início de Abril, no âmbito da Iniciativa Emprego 2009, levada a cabo pela Administração Central, para promover a inclusão, a coesão e o bem-estar social da comunidade. Estas medidas surgem na sequência de outras que a Câmara tem implementado ao nível do apoio social, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos grupos mais desfavorecidos.
Rede Social
Exemplo desse esforço são os dois novos Gabinetes de Inserção Profissional – um já em funcionamento no Forpescas e outro que será brevemente aberto ao público na Quinta do Conde – e o reforço alimentar às famílias carenciadas, através de protocolos celebrados com as IPSS do concelho. Estas acções foram anunciadas por Felícia Costa, vereadora do pelouro da Habitação e Acção Social, durante um workshop sobre Emprego e Combate à Exclusão Social, realizado no âmbito da Rede Social de Sesimbra.