Maria Antónia Zacarias, in Jornal Público
A Câmara Municipal de Mora lançou o Programa de Apoio a Jovens Desempregados criando ocupação laboral remunerada nos diversos serviços da autarquia, em regime part-
-time, tendo aderido até ao momento 12 jovens.
A ideia é ajudar os jovens morenses desempregados a ocupar o seu tempo de forma útil, auferindo 200 euros por mês, estando abrangidos, numa primeira fase, os desempregados do concelho com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos e que sejam beneficiários do Cartão Municipal Jovem. Numa segunda fase, o programa poderá ser alargado aos jovens até aos 30 anos.
"A autarquia está sensível às dificuldades dos mais jovens em arranjar emprego no concelho, contribuindo para a sua inserção no tecido laboral, minimizando ao mesmo tempo os custos de quem tem de viver sem uma remuneração fixa", afirmou o autarca de Mora, José Manuel Sinogas.
A autarquia lançou há cinco anos o Cartão Municipal Jovem que, actualmente, contempla cerca de 600 indivíduos entre os dez e os 30 anos e que residem há mais de um ano no concelho. O documento oferece, entre outros descontos, 98% na aquisição de lotes de terreno na zona industrial, 25% nos loteamentos municipais e apoio financeiro na recuperação de habitações para casa própria.
O autarca explicou ainda que os jovens de Mora possuidores do cartão beneficiam de diversos apoios, nomeadamente 50% do custo das ligações de água e esgoto, outro tanto nas taxas e licenciamentos para obras e o mesmo no licenciamento industrial. No capítulo da recuperação de casas degradadas destinadas à habitação própria, a autarquia apoia projectos de arquitectura, fornecimento de materiais, além de auxílio nas demolições e na remoção de entulho.