25.4.09

Igreja Solidária tem donativos a menos e pedidos de auxílio a mais

in Jornal de Notícias

A primeira semana do projecto Igreja Solidária, promovido pelo Patriarcado de Lisboa, foi marcada por muitos pedidos de apoio a situações de carência e poucos donativos. "Dinheiro não chegou nada, ou quase nada, o que temos recebido é múltiplos pedidos de apoio de pessoas que estão em situação aflitiva, devido aos créditos contraídos e que recorrem a nós como se nos fosse possível resolver esses casos", declarou ontem à agência noticiosa Lusa o cónego Francisco Crespo, responsável do Departamento da Pastoral Sócio-Caritativa do Patriarcado de Lisboa.
As solicitações endereçadas ao projecto, que engloba cerca de 300 instituições ligadas à Igreja Católica, visam superar situações de precariedade geradas pelo desemprego ou divórcios. E são, acentua o cónego Francisco Crespo, feitas pelo cônjuge, normalmente a mulher, que, por ficar sozinho, não consegue liquidar empréstimos bancários nem alimentar os filhos.

Segundo afirmou o cónego Francisco Crespo, "as pessoas julgam que o projecto vai resolver os seus problemas de dívidas à banca, pelo que os pedidos de ajuda têm caído no Patriarcado". O responsável pelo projecto Igreja Solidária realçou que o seu objectivo é diverso, nomeadamente fornecer alimentos e medicamentos e apoiar o pagamento da renda de casa e as mensalidades de estabelecimentos escolares ligados à igreja. Simultaneamente, quer celebrar protocolos com os centros de emprego para desempregados colaborarem nas suas actividades.