Inês Patola, in Rádio Voz da Planície
No Pax-Júlia Teatro Municipal de Beja realiza-se, hoje, um seminário que tem como tema “Isolamento e Suicídio”. Uma iniciativa que na organização conta com a assinatura do Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza.
“Isolamento e Suicídio” é o mote para um seminário que vai decorrer hoje no Pax-Júlia Teatro Municipal em Beja. A organização pertence ao Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza.
Uma iniciativa que surge da preocupação manifestada por parte dos actores sociais a da região tendo em consideração as altas taxas de suicídio que existem no Alentejo.
Que relação pode haver entre o suicídio e o despovoamento que caracteriza esta região e que leva obrigatoriamente ao isolamento, sobretudo de pessoas idosas, é uma das questões que vai estar em debate como afirmou João Martins, coordenador do Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza.
Neste seminário pretende-se também apontar alguns caminhos que possam contribuir para inverter a elevada taxa de suicídio com que se debate o Alentejo. De acordo com João Martins um dos objectivos é criar, a curto prazo, a nível local uma linha aberta de apoio a pessoas isoladas ou que estejam a viver situações de depressão.