16.4.09

Quatro países da zona euro tiveram inflação negativa em Março

in Público Última Hora

Para além de Portugal, mais três países da zona euro registaram uma queda de preços em Março, face a igual período do ano passado. Segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat, o órgão estatístico da União Europeia, Espanha, Irlanda e Luxemburgo também viram os preços descer entre Março do ano passado e deste ano.

A maior descida acabou por ocorrer na Irlanda, com uma taxa de inflação homóloga de menos 0,7 por cento. De seguida aparece Portugal (diminuição de 0,6 por cento), Luxemburgo (caiu 0,3 por cento) e Espanha (0,1 por cento negativos).

No conjunto da zona euro, os preços, medidos pelo índice harmonizado, subiram 0,6 por cento entre Março do ano passado e Março de 2009, metade do valor apurado em Fevereiro e o registo mais baixo em dez anos, desde a criação do espaço económico do euro, em 1999.

A inflação atingiu um pico recente no Verão do ano passado, quando os preços subiram a quatro por cento na zona euro, e vieram a cair consecutivamente durante estes meses todos, a reboque da queda dos preços dos combustíveis e sob o efeito da crise actual.

Este nível mínimo histórico de preços de 0,6 por cento concede ao Banco Central Europeu folga para reduzir ainda mais a sua principal taxa de juro, actualmente no valor mínimo de sempre de 1,25 por cento.

No entanto, entre os membros do conselho de governadores do banco central não há unanimidade em relação à necessidade da adopção de uma política monetária mais agressiva, à semelhança das decisões dos congéneres do Reino Unido, Japão e da Reserva Federal norte-americana, cujas taxas se encontram próximas de zero.