in Jornal de Notícias
Mais de mil camas estão já ao serviço da rede Norte de Cuidados Continuados Integrados, disse, esta quinta-feira, no Porto, o secretário de Estado adjunto da Saúde, Francisco Ramos.
"As coisas estão bem, o trabalho está feito. Mais de mil camas estão contratualizadas. A rede está a andar", declarou o governante, que falava à agência Lusa, na Fundação de Serralves, à margem de uma cerimónia que serviu para fazer o balanço da implementação dos CCI no Norte.
Também em declarações à Lusa, a responsável pela rede no Norte do país, Isabel Oliveira, precisou que os Cuidados Continuados Integrados da região têm ao seu dispor exactamente 1040 camas, número que subirá para 1146 até ao próximo dia 30 de Junho.
Privados e, sobretudo, instituições de solidariedade social integram essa rede, precisou.
Isabel Oliveira, que é vogal da Administração Regional de Saúde do Norte, adiantou ainda que já estão aprovados 850 lugares no âmbito das candidaturas ao programa "Novo Lar", que habilita famílias a receberem pessoas carentes de Cuidados Continuados Integrados.
A responsável admitiu que a rede ainda é desconhecida da população, pelo que a Administração Regional de Saúde vai distribuir, em conjunto com os jornais que sairão para as bancas depois de amanhã, um encarte com informações úteis sobre os recursos à disposição na região, no âmbito daqueles cuidados de saúde.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados foi anunciada em 2006 pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social com o objectivo de permitir aos utentes recuperarem a autonomia para as actividades da vida diária e reduzirem o seu grau de dependência.
Ontem de manhã, foram inauguradas, também pelo secretário de Estado, as novas residências para seniores, localizadas na Quinta de Cravel, em Vila Nova de Gaia.