Luís Garcia, in Jornal de Notícias
Objectivo é dar a conhecer a vida para lá dos problemas sociais
Cerca de 80 crianças de bairros problemáticos de Loures começaram ontem a treinar râguebi e esgrima no Estádio Universitário, em Lisboa. A ideia da iniciativa do Contrato Local de Segurança (CLS) é dar a conhecer aos jovens a vida para lá dos seus bairros.
Num relvado tão bem tratado como
nunca tinha visto sem ser pela televisão, o pequeno Arlindo, 11 anos, agarra na bola de râguebi com as duas mãos e procura fintar os adversários. Pela frente tem amigos e vizinhos de Camarate, uma freguesia com problemas graves de insegurança, pobreza e exclusão social e que, juntamente com Apelação e Sacavém, integra o CLS de Loures.
Em pouco mais de uma hora, Arlindo aprendeu uma série de regras, divertiu-se e ficou muito entusiasmado com a ideia de voltar a treinar uma vez por semana num "sítio fixe".
Segundo a coordenadora do CLS de Loures, Luísa Monteiro, são precisamente esses os objectivos da nova iniciativa: dar a conhecer outras realidades a miúdos que, em muitos casos, poucas vezes saíram dos bairros onde nasceram e incutir algumas normas nestes jovens, prevenindo comportamentos de risco. "As regras do desporto são semelhantes às da sociedade, por isso esta é uma forma de transmiti-las", diz a comissária.
Ana Cristina e Maria João, duas irmãs residentes no complicado bairro social Quinta da Fonte estavam radiantes por poderem trocar, uma vez por semana, as brincadeiras no jardim ao pé de casa ou as horas à frente da televisão pelas aulas de esgrima. No final da primeira sessão, sopravam de calor por causa da máscara, mas Maria João verbalizava o que o rosto de ambas traduzia: "Nunca tinha feito esgrima e não gostei, adorei!"
Ao todo, serão mais de 100 as crianças e jovens entre os dez e os 15 anos a ter um treino desportivo por semana no Estádio Universitário, ao abrigo do CLS. Mais de 50 miúdos de Camarate farão rugby, cerca de 30 meninas da Apelação vão aprender esgrima e mais de 30 jovens de Sacavém dedicar-se-ão ao judo.