in Terras do Vale do Sousa
Autarquia e parceiros com vários projectos em simultâneo
Numa época em que se assinala o Ano Europeu do Combate à Pobreza e a Exclusão Social são vários os projectos e programas de âmbito social em que a autarquia está envolvida no sentido de dar respostas à população que mais necessita, ao mesmo tempo que previne comportamentos de risco.
Os projectos da Rede Social de Lousada contam com parcerias diversas, de modo a que o trabalho conjunto resulte de modo mais eficaz. Os projectos "Novas Rotas", "Modelo Estratégico de Intervenção Social Integrada", a "Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente" e os "Movimentos Seniores" estão a ser desenvolvidos e são um exemplo do que se tem feito no concelho.
De acordo com a Vereadora da Acção Social, Cristina Moreira, "a inclusão e a solidariedade são conceitos que têm de saír do papel e passar para a prática na nossa vida".
________________________________________________________
"Pequenos nadas"
combate ao alcoolismo, desemprego e violência
O Modelo Estratégico de Intervenção Social Integrada (MEISI) tem como base o trabalho em parceria, inovação, integração, igualdade, subsidiariedade e intervenção mínima. O MEISI pretende a articulação estratégica entre as entidades públicas e privadas que actuam ao nível social.
A autarquia adoptou a designação de "Pequenos nadas" para um programa que aborda as três principais problemáticas com que o concelho se depara na vertente social. Deste modo, os projectos "Passo a passo", "(Per)Cursos" e "Gota D´água", relacionam-se com o alcoolismo, desemprego e violência doméstica, respectivamente. Estas são as problemáticas detectadas através do Plano de Desenvolvimento Social e que são trabalhadas de modo mais intensivo com quem necessita de ajuda.
A Vereadora da Acção Social destaca que o nome do programa resulta num conjunto de iniciativas e de um trabalho dos parceiros que constituem o Núcleo Operacional de Intervenção Social Integrada (NOISI). Para Cristina Moreira "importa, sobretudo, trabalhar estas problemáticas que podem parecer, à primeira vista, algo com importância relativa, mas se não forem debeladas acabam por interferir na vida pessoal, familiar e social das pessoas".
O projecto "Passo a Passo", que trata da problemática do alcoolismo é uma actividade do Instituto da Droga e Toxicodependência, como parceiro especializado, e o NOISI. As acções, que se estendem até ao final do próximo ano passam por implementar acções de sensibilização para os malefícios desta dependência e toda a problemática ligada ao álcool. Durante este tempo, os técnicos pretendem avançar com uma intervenção precoce com os profissionais da área da saúde e ainda implementar e articular o programa de competências parentais, promovendo acções junto dos jovens. Uma outra fase deste projecto passa pela intervenção junto dos indivíduos que estão referenciados com consumos nocivos e dependentes.
O projecto "(Per)Cursos" tem como finalidade o combate ao desemprego, ao mesmo tempo que dá competências a quem procura emprego. Neste sentido, a autarquia assume um papel importante na medida em que, conjuntamente com o Instituto do Emprego e da Formação profissional disponibiliza vários postos onde as pessoas que se encontram desempregadas possam ter acesso a informações sobre emprego e formação profissional para melhorar as qualificações. O projecto é desenvolvido nas várias freguesias do concelho.
O projecto "Gota d´água" está a ser desenvolvido, no sentido de erradicar a violência doméstica no concelho. Desde Maio têm sido realizadas várias acções, nomeadamente palestras nas freguesias para que a população fique mais atenta e informada sobre esta temática. O projecto decorre igualmente até final do próximo ano, contando com a parceria de técnicos da área social, Ministério Público, GNR, serviços de saúde, entre outros.
________________________________________________________
REAPN e municípios na luta contra a pobreza e exclusão social
As acções desenvolvidas no âmbito da Rede Social passam ainda pelo projecto "Novas Rotas". O grupo de trabalho tem como parceiros vários municípios da região, incluindo Lousada, a Escola Artística Soares dos Reis e a Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN) A estratégia de trabalhos é semelhante para todos os municípios da região que estão envolvidos.
O grupo intervém, sobretudo, em situações de risco nas populações com baixas qualificações escolares e profissionais. No desenrolar deste projecto são realizadas diversas acções, ate final deste ano, como sessões de sensibilização para empresários, encontros com a população desempregada e alguns outros destinados essencialmente às mulheres. Mas também os alunos das escolas do concelho são parte activa deste, na medida em que lhes é solicitado que elaborem trabalhos sobre a temática da pobreza e da exclusão social.
A Vereadora, salienta a este propósito que "a autarquia e todos os parceiros da área social do concelho têm encetado um esforço no sentido do combate à pobreza e exclusão social no concelho, através de diversas acções implementadas".
________________________________________________________
Lousada na marcha contra a pobreza e exclusão social
A Câmara de Lousada associou-se ao Núcleo Distrital do Porto da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN) no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.
A iniciativa "24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social", que se realizou no passado dia 6 de Outubro, no Porto, contou com vários técnicos de Lousada na mostra social com o projecto "Novas Rotas" e participação na Marcha pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social.
A Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente (CIIAD) está a desenvolver projectos para e com a população. No passado dia 25 realizou o I Seminário que teve como tema "Uma sociedade para todos - dar vida aos anos".
A CIIAD é composta por diversos parceiros da área social no que concerne à intervenção em situações susceptíveis de afectar a segurança, saúde e bem-estar dos idosos e adultos dependentes.
Ainda no seguimento das práticas que visam melhorar a qualidade de vida dos mais velhos do concelho, o projecto "Movimento Sénior" tem assumido um papel preponderante no que respeita ao tempo que os idosos passam de modo saudável e em grupo, desenvolvendo actividades e partilhando saberes.
Actualmente são oito espaços em funcionamento, em outras tantas freguesias, com um número aproximado de 200 utentes. A grande finalidade destes locais é a possibilidade das pessoas com mais de 55 anos, que tenham autonomia e que residam no concelho, possam frequentar o Movimento Sénior para uma melhoria da qualidade de vida, através do convívio, lazer e aquisição e partilha de novas experiências.
Cristina Moreira, destaca o facto de que o funcionamento destes locais só é possível "através da boa vontade dos voluntários, que têm um papel decisivo no funcionamento de cada um dos oito espaços. Sem o voluntariado era impensável o conceito de Movimento Sénior que temos. No que respeita ao papel da autarquia neste processo de criação dos Movimentos Seniores a Vereadora destaca que "os principais impulsionadores são as juntas de freguesia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo que o apoio da Câmara é ao nível da parte mais logística". No entanto, também o Banco de Voluntariado tem um papel importante no que respeita à disponibilização das pessoas que pretendam ser voluntárias nos Movimentos Seniores.
________________________________________________________
Movimentos Seniores mobilizam população nas freguesias
Um dos projectos desenvolvidos pelo CLDS Lousada + em colaboração com os vários movimentos seniores e com os espaços internet permite que os idosos tenham um primeiro contacto com as novas tecnologias da comunicação.
O Espaço Internet recebeu um grupo de utentes do Movimento Sénior de Nogueira, nos dias 18 e 25. A animação provocada pela descoberta das possibilidades de comunicar através do Messenger, por escrita e voz, permitiu que uma tarde fosse passada de modo diferente.
Maria Emilia Ribeiro, 74 anos, utente do Movimento Sénior de Nogueira, esteve animada, durante o tempo passado no Espaço Internet. Como não conseguiu falar, através do Messenger, para a neta, decidiu falar e escrever às amigas que estavam em computadores próximos. Mas esta não foi a primeira vez que Maria Emilia esteve a teclar no computador, dado que no "aniversário do Movimento Sénior de Nogueira já tive a oportunidade de trabalhar no computador. Acho muito engraçado podermos ver as pessoas no ecrã e falar com elas".
Esta utente residente em Nogueira, prefere não ter computador em casa, dado que "se tivesse ficaria naturalmente viciada".
Durante o tempo em que os grupos estão no Espaço Internet podem ter umas breves noções do que é o computador, processamento de texto, noções básicas de internet, aceder ao Youtube, Messenger, entre outros.
Para breve, estão agendadas visitas dos utentes dos movimentos seniores a espaços internet do concelho. Assim, no dia 3, quarta-feira, é a vez dos utentes da Casa do Povo de Caíde de Rei visitarem o Espaço Internet de Meinedo. Também o Movimento Sénior de Vilar do Torno e Alentém leva os seus utentes até ao Espaço Internet de Meinedo nos dias 18 e 25 de Novembro. O Movimento Sénior que funciona em Sousela visita o Espaço Internet de Lustosa nos dias 3 e 10 de Dezembro
________________________________________________________.
Actividades para seniores em oito freguesias
O projecto Movimento Sénior implementado pela autarquia em estreita colaboração com as juntas de freguesia e com associações locais regista já oito espaços abertos.
Em regra funcionam da parte da tarde oferecendo aos menos jovens boa disposição, animação e convívio. Às terças e quintas-feiras, o ponto de encontro é na sede da Junta de Freguesia de Lustosa, Nogueira, nas instalações da antiga escola de Romariz entregues à Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo ou ainda em espaço da Junta de Silvares.
Entre as 14h00 e as 17h00, as actividades são as mais diversas e, se o Movimento Sénior de Meinedo aposta na representação e no teatro, em Nogueira a qualidade dos trabalhos manuais realizados com a colaboração de todos é notória. Em Lustosa enquanto os homens preferem jogar às cartas ou ao dominó, as senhoras dedicam-se aos trabalhos manuais.
Às quartas-feiras, é a vez da Casa do Povo de Caíde e da sede da Junta de Vilar do Torno e Alentém abrirem as portas para uma tarde de entretenimento.
No Centro Social e Paroquial de Sousela funciona todos os dias o movimento sénior e no Centro Social e Paroquial de Macieira, os menos jovens juntam-se às terças e sextas-feiras.
Sob a coordenação da autarquia e do Contrato Local de Acção Social, os movimentos contam com a colaboração de 30 voluntários que organizam e desenvolvem as actividades. Desde Outubro até Janeiro decorrem várias acções de formação para os voluntários promovendo a troca de experiências e a aprendizagem de novas técnicas.